> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

18/07/2019

05:50:23

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

18/07/2019

05:50:23

Taekwondo

Taekwondo faz ponte Goiás-Espanha

Enquanto Capital recebe 2ª Etapa do Goiano de Poomsae, goianos vão a Castellón para Open 2019

Taekwondo faz ponte Goiás-Espanha

Compartilhe

Abril será o mês do taekwondo goiano. Enquanto a Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD) reúne atletas de todo o Estado para a 2ª Etapa do Goiano de Poomsae 2019, cinco taekwondistas locais vão à Espanha atuar como nossos representantes no Spanish Open 2019.

Goianos na Espanha

 

Tendo a cidade de Aparecida de Goiânia como sede, os goianos embarcaram na última terça-feira (9) para Castellón e, conforme informado pelo mestre Edgar Guimarães, que acompanha o grupo e atua como técnico dos mesmos, entram em ação sexta (12) e sábado (13).

Guimarães explica que o vencedor de cada modalidade recebe pontos importantes para subir no ranking e conquistar o direito de disputar competições internacionais como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas.

“Todos os nossos atletas estão preparados para essa competição. Eles treinam quatro horas por dia com um só propósito, que é ingressar em competições e alcançar títulos”, explicou.

 

+ Taekwondo goiano entre os melhores do Brasil

 

Os goianos são Dângela Guimarães - filha do mestre Edgar e acostumada a pódios nacionais e internacionais -, que disputará a categoria adulto até 46kg; Fernando Manresa - novo representante dos atletas junto à FGTKD - na categoria adulto peso pesado; Patrik Cardoso - eleito o melhor de 2018 em sua categoria pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD)-, na categoria adulto até 80kg; Juliana Miguel, categoria adulto peso pesado; e Bruno Andrade, na categoria juvenil até 51kg.

Aparecida Compete

 

A participação dos jovens aparecidenses foi possível por meio do programa “Aparecida Compete”, criado pela Prefeitura de Aparecida para incentivar os atletas de alto rendimento em modalidade olímpica ou paralímpica.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Gerfeson Aragão, ressalta que o compromisso da administração atual com o estímulo de atletas não apenas do taekwondo. “Nosso objetivo é sempre criar ações voltadas para incentivar a prática das várias modalidades esportivas, levando o ‘Aparecida Compete’ para todos”, declarou.

Goiano de Poomsae

 

E também vai ter espetáculo por aqui com a 2ª Etapa do Goiano de Poomsae, que acontece no próximo domingo (14). Valendo pontos no ranking estadual 2019, a competição reúne atletas de todo o Estado no Sesc Universitário.

taekwondo-poomsae1etapa-pracaesportiva

Na etapa de abertura, os atuais campeões da Jeon Sa mostraram que os taekwondistas de Caldas Novas seguem com a forma dos golpes afiada e largaram na frente. Já os vice-campeões da Valverdes Team (Orizona) ficaram com a quinta colocação, abrindo espaço para SCFV-Indiara em 2º lugar, Estrela da Manhã em 3º lugar e Tigres (Araguari) em 4º.

Vale ressaltar que a competição serve também de seletiva para o Brasileiro da modalidade, garantindo vaga aos melhores taekwondistas goianos de poomsae.

Taekwondo no Brasil

 

No Brasil desde a década de 1970, a arte marcial coreana chegou ao país por meio de imigrantes e foi oficializada pela International Taekwondo Federation (ITF) através do envio do mestre Sang Min Cho.

Indo além das habilidades físicas de combate, a arte é uma disciplina que mostra maneiras de aprimorar vida e espírito através do treinamento de corpo e mente. Muito disso está representado na filosofia do poomsae, que diferente de seu irmão kyorugi (modalidade de combate do taekwondo), tem o atleta competindo contra si mesmo em busca da execução perfeita de cada movimento.

Qual a sua categoria preferida no taekwondo? Comente aí e aproveite para fazer parte do WhatsApp da Praça clicando aqui. Lá você recebe os destaques do esporte goiano e pode deixar seu e-mail para receber nossas newsletters, começando a semana sempre bem informado.

Compartilhe


Tags

Relacionados

Com boa sequência invicta em solo brasileiro, Maike Linhares sonha com chance no…

Atleta profissional, professor Danilo Torres dedica sua vida à arte suave depois de…

Preparando-se para luta no Shooto, “Marmita” sobe ao pódio no jiu-jítsu. Na Rússia,…