> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

25/04/2019

04:53:02

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

25/04/2019

04:53:02

Taekwondo

Taekwondo faz ponte Goiás-Espanha

Enquanto Capital recebe 2ª Etapa do Goiano de Poomsae, goianos vão a Castellón para Open 2019

Taekwondo faz ponte Goiás-Espanha

Compartilhe

Abril será o mês do taekwondo goiano. Enquanto a Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD) reúne atletas de todo o Estado para a 2ª Etapa do Goiano de Poomsae 2019, cinco taekwondistas locais vão à Espanha atuar como nossos representantes no Spanish Open 2019.

Goianos na Espanha

Tendo a cidade de Aparecida de Goiânia como sede, os goianos embarcaram na última terça-feira (9) para Castellón e, conforme informado pelo mestre Edgar Guimarães, que acompanha o grupo e atua como técnico dos mesmos, entram em ação sexta (12) e sábado (13).

Guimarães explica que o vencedor de cada modalidade recebe pontos importantes para subir no ranking e conquistar o direito de disputar competições internacionais como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas.

“Todos os nossos atletas estão preparados para essa competição. Eles treinam quatro horas por dia com um só propósito, que é ingressar em competições e alcançar títulos”, explicou.

+ Taekwondo goiano entre os melhores do Brasil

Os goianos são Dângela Guimarães - filha do mestre Edgar e acostumada a pódios nacionais e internacionais -, que disputará a categoria adulto até 46kg; Fernando Manresa - novo representante dos atletas junto à FGTKD - na categoria adulto peso pesado; Patrik Cardoso - eleito o melhor de 2018 em sua categoria pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD)-, na categoria adulto até 80kg; Juliana Miguel, categoria adulto peso pesado; e Bruno Andrade, na categoria juvenil até 51kg.

Aparecida Compete

A participação dos jovens aparecidenses foi possível por meio do programa “Aparecida Compete”, criado pela Prefeitura de Aparecida para incentivar os atletas de alto rendimento em modalidade olímpica ou paralímpica.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Gerfeson Aragão, ressalta que o compromisso da administração atual com o estímulo de atletas não apenas do taekwondo. “Nosso objetivo é sempre criar ações voltadas para incentivar a prática das várias modalidades esportivas, levando o ‘Aparecida Compete’ para todos”, declarou.

Goiano de Poomsae

E também vai ter espetáculo por aqui com a 2ª Etapa do Goiano de Poomsae, que acontece no próximo domingo (14). Valendo pontos no ranking estadual 2019, a competição reúne atletas de todo o Estado no Sesc Universitário.

taekwondo-poomsae1etapa-pracaesportiva

Na etapa de abertura, os atuais campeões da Jeon Sa mostraram que os taekwondistas de Caldas Novas seguem com a forma dos golpes afiada e largaram na frente. Já os vice-campeões da Valverdes Team (Orizona) ficaram com a quinta colocação, abrindo espaço para SCFV-Indiara em 2º lugar, Estrela da Manhã em 3º lugar e Tigres (Araguari) em 4º.

Vale ressaltar que a competição serve também de seletiva para o Brasileiro da modalidade, garantindo vaga aos melhores taekwondistas goianos de poomsae.

Taekwondo no Brasil

No Brasil desde a década de 1970, a arte marcial coreana chegou ao país por meio de imigrantes e foi oficializada pela International Taekwondo Federation (ITF) através do envio do mestre Sang Min Cho.

Indo além das habilidades físicas de combate, a arte é uma disciplina que mostra maneiras de aprimorar vida e espírito através do treinamento de corpo e mente. Muito disso está representado na filosofia do poomsae, que diferente de seu irmão kyorugi (modalidade de combate do taekwondo), tem o atleta competindo contra si mesmo em busca da execução perfeita de cada movimento.

Qual a sua categoria preferida no taekwondo? Comente aí e aproveite para fazer parte do WhatsApp da Praça clicando aqui. Lá você recebe os destaques do esporte goiano e pode deixar seu e-mail para receber nossas newsletters, começando a semana sempre bem informado.

Compartilhe


Tags

Relacionados

Em ritmo de preparação para mais uma luta no Shooto Brasil, goiano espera…

Atletas locais conquistaram duas medalhas de prata no Spanish Open 2019. Já o…

Encarando uma experiente ex-campeã de boxe, Mayra Cantuária estreia com vitória no card…