> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

18/07/2019

03:43:55

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

18/07/2019

03:43:55

Skate

Saiba como ficam as categorias do skate goiano

Com modalidade cada vez mais profissional, Associação Goiana de Skateboard (AGSK8) regulariza divisão por idades no masculino de olho no Circuito Goiano 2019

Saiba como ficam as categorias do skate goiano

Compartilhe

O Circuito Goiano de Skateboard 2019 está prestes a começar e a Associação Goiana de Skateboard (AGSK8) aproveitou a ocasião da abertura das inscrições para a primeira etapa da temporada para regularizar as categorias do masculino e sua divisão por idade.

Categorização por idade e técnica

 

Como não poderia deixar de ser, a primeira categoria é o Infantil. Reunindo skatistas com idade igual ou inferior a oito anos, a divisão tem caráter de incentivo à prática e disseminação do esporte, por isso mesmo será realizada em formato de Festival e distribuirá medalhas a todos os participantes.

Embora não tenha efeito para o ranking estadual, a categoria terá classificação dentro de cada etapa com o intuito de já identificar dentre os atletas nascidos de 2011 em diante os futuros talentos do skate goiano.

No Mirim ficaram reunidos os competidores nascidos entre 2007 e 2010. Sendo essa a primeira categoria com competitividade real no ranking anual, a AGSK8 optou por definir que os atletas com idade entre nove e 12 anos não poderão competir em divisões de idade superior independente de experiência prévia.

skate-categorias2019-pracaesportiva

Já no Iniciante, que recebe os atletas nascidos entre 2004 e 2006, há a possibilidade de avanço de categoria precoce. O skatista que tiver nível técnico comprovadamente superior aos demais competidores e pelo menos dois anos de experiência na divisão poderá disputar em estágio avançado.

No Amador a principal mudança fica por conta da extinção do Amador 2, sendo agora o Profissional a próxima etapa direta. A categoria reúne os skatistas nascidos antes de 2003 e exige um mínimo de quatro anos de permanência antes de permitir a ascensão ao profissional.

A direção da AGSK8 explica que as definições de categoria são feitas primordialmente por idade e que não será permitido aos atletas competirem em divisões abaixo das suas atuais classificações. Da mesma forma, não será possível também que o skatista dispute as competições em mais de uma categoria.

 

+ Skate promissor em 2019

 

Contudo, buscando garantir o direito universal dos skatistas de participarem das competições, caso o evento não disponibilize a categoria natural do atleta ele poderá correr uma categoria acima se tiver habilidade técnica ou desejar experimentar o próximo estágio.

Isso, porém não significa um avanço automático de categoria, sendo necessário cumprir os critérios estabelecidos para isso.

Finalmente, o Feminino segue tendo idade livre enquanto o Máster receberá os competidores do masculino com idade superior aos 35 anos.

Começa o Circuito Goiano 2019

 

Definidas as categorias em disputa nessa temporada, é hora de inscrições para a 1ª Etapa do Circuito Goiano de Skateboard 2019. Marcada para o dia 19 de maio (domingo), a competição acontecerá no Shopping Cidade Jardim, região sudoeste de Goiânia, a partir das 9h.

Para participar os skatistas precisam encaminhar suas inscrições ao e-mail agsk8skateboard@hotmail.com com nome completo, data de nascimento, cidade, categoria, apoio ou patrocínio e identidade. A taxa é de R$ 25 (direito a pagar metade para atletas filiados à AGSK8) e as confirmações serão feitas no dia da disputa. As vagas são limitadas.

Agora é só fazer a inscrição e trabalhar a linha matadora. Tudo pronto? Comente aí e siga o Instagram da Praça (@pracaesportiva), assim você não perde nenhum conteúdo!

Compartilhe


Tags

Relacionados

Promessas de superintendente de Esporte e presidente da Câmara foram boas surpresas em…

Depois de reestruturar cenário competitivo, AGSK8 se prepara para fundar federação local

Sem apoio do Estado ou Município, AGSK8 viabiliza van com apoio de empresas…