> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/08/2019

10:15:39

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/08/2019

10:15:39

Futebol Americano

Quem fará a Final do futebol americano?

Rodada dupla no próximo domingo (19) define finalistas da Taça Cairo Santos com possibilidade de decisão goiana

Quem fará a Final do futebol americano?

Compartilhe

Chegou a hora de definir os finalistas da Taça Cairo Santos 2019, competição regional que reúne equipes de futebol americano de Goiânia e do Distrito Federal. No próximo domingo (19), Brasília recebe os semifinalistas para rodada dupla com chance de ter uma Final caseira para ambos os lados.

Final: Tubarões ou Saints?

 

O primeiro duelo da Semifinal será entre Tubarões do Cerrado e Goiânia Saints. Às 9h30, as duas equipes entram no gramado do estádio Abadião, situado em Ceilândia, para a partida que preencherá a primeira vaga na Final da Taça Cairo Santos 2019.

Enquanto os brasilienses do Tubarões fazem sua estreia em jogos oficiais na temporada, o Saints vem para o gramado aquecido depois de dois jogos em um caminho de evolução na disputa.

A estreia caseira contra os rivais do Universo Rednecks não trouxe o melhor resultado para o Saints. Com um elenco dominado por atletas bem treinados, mas pouco experimentados em duelos de verdade, a equipe teve dificuldade em colocar o plano de jogo em ação e acabou derrotada por 53 a 6.

Já na partida seguinte, contra o Brasília V8, a equipe goianiense mostrou capacidade de recuperação digna de qualquer boa jornada do herói. Depois ver o adversário saindo na frente mais uma vez, o Saints encaixou seu sistema ofensivo para fechar a partida em 28 a 6.

 

+ Saiba o que mais aconteceu no futebol americano 2019

 

Com uma derrota e uma vitória na fase classificatória da Taça, restou ao Saints contar com uma pequena “ajuda” do rival local, Universo Rednecks, para que o Brasília V8 terminasse na terceira colocação, permitindo que as duas equipes goianas seguissem à Semifinal.

Como segundo colocado, o time de santos pegou o Tubarões no cruzamento da eliminatória, adversário experiente que tem como competição oficial mais recente a BFA 2018 - primeira divisão do futebol americano no Brasil.

Na ocasião, a equipe brasiliense foi a melhor da Divisão Centro-Oeste, com 100% de aproveitamento, chegando até a Semifinal contra o João Pessoa Espectros. Em um jogo duro disputado no imponente Estádio Nacional - também conhecido como Mané Garrincha -, na Capital Federal, o Tubarões acabou derrotado e eliminado.

Já o Saints fez seu primeiro ano em grande estilo com a Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) em seu calendário. Porém, a jornada da equipe então recém-formada terminou ainda na fase classificatória, com o time goianiense ficando com a quarta colocação da Divisão Centro-Oeste.

Final: Leões ou Rednecks?

 

Depois que Tubarões e Saints selarem seus destinos pela manhã, o estádio Abadião será esvaziado e preparado para o segundo jogo do domingo. Às 14h30 será a vez de Leões de Judá e Universo Rednecks disputaram uma vaga na Final da Taça Cairo Santos 2019.

Apesar de vir de uma temporada conturbada em 2018, os caipiras mostraram o peso da experiência ao fazer um caminho tranquilo, classicando-se em primeiro lugar para a Semifinal.

futebolamericano-redneckssemifinal-pracaesportiva

Depois da estreia com vitória no duelo caseiro, amparados em um elenco composto por atletas com passagens por outras equipes do futebol americano nacional, o Rednecks garantiu a liderança da etapa classificatória com um arrasador 72 a 0 sobre o Brasília V8. O maior placar da história da equipe, que tem sete anos de existência, serviu ainda para garantir os conterrâneos do Saints na Semifinal.

Agora, cabe ao time da Capital com maior tempo de estrada vencer o Leões de Judá para chegar à Final e alcançar a redenção pela desistência da BFA 2018, decisão que ainda deixa marcas no calendário do Rednecks.

Enquanto o Leões chegava à fase eliminatória do nacional para ser barrado justamente pelo também brasiliense Tubarões do Cerrado, o Rednecks sequer entraria em campo na temporada passada depois de se ver incapaz de cumprir o calendário de partidas diante de problemas internos.

Conforme previsto no regulamento da competição, isso acabou fazendo com que o Rednecks se visse impedido de disputar competições nacionais em 2019. Se por um lado isso pesa negativamente, por outro deixa a equipe livre para manter foco total na busca do título da Taça Cairo Santos.

Curiosamente, chegar à Final promete gosto especial para os caipiras em qualquer cenário. Uma Final contra o Saints marcaria a história do regional com o embate de duas forças que disputam a supremacia no futebol americano goianiense.

Já o duelo contra o Tubarões do Cerrado seria a reedição da Final de 2016, quando os brasilienses conquistaram o título em Goiânia diante de mais de 2.400 pessoas, um dos maiores públicos em jogos de futebol americano já registrados no Brasil. Vale ressaltar que aquela era a primeira participação do Rednecks no regional.

Domingo de futebol americano

 

Embora as quatro equipes se preparem para um intenso e tradicional domingo de futebol americano no melhor formato NFL (liga principal do esporte nos Estados Unidos), vale lembrar que inicialmente a rodada dupla da Semifinal estava agendada para acontecer no sábado (18).

No entanto, por solicitação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a data estaria reservada para rodada do futebol feminino. Com isso, os duelos foram adiados para o dia seguinte, 19 de maio, no mesmo local.

Taça Cairo Santos 2019

 

1ª Rodada (23/03) - Clube Sesi Ferreira Pacheco (Goiânia)
Goiânia Saints 06 x 53 Universo Rednecks

2ª Rodada (14/04) - Clube Agepol (Brasília)
Brasília V8 06 x 28 Goiânia Saints

3ª Rodada (4/05) - Clube Sesi Ferreira Pacheco (Goiânia)
Universo Rednecks 72 x 00 Brasília V8

Semifinal (19/05) - Estádio Abadião (Ceilândia - DF)
Tubarões do Cerrado x Goiânia Saints (9h30)
Leões de Judá x Universo Rednecks (14h30)

Final (1/06)

Os ingressos para as duas partidas já estão sendo vendidos, mas é importante ressaltar que são comercializados por seus respectivos mandantes (Tubarões do Cerrado e Leões de Judá) e são independentes.

Isso significa que o acesso ao estádio só será feito com o bilhete específico de cada partida. Assim, quem tiver interesse de assistir aos dois jogos terá que comprar os ingressos dos dois eventos.

No fim, o próximo domingo marcará mais uma página na história do futebol americano disputado no Centro-Oeste e não dá para perder. Quem você acha que avança para a Final? Comente aí e siga o Instagram da Praça (@pracaesportiva), assim você não perde nenhum conteúdo!

Compartilhe


Tags

Relacionados

A vitória suada em Brasília mantém viva a possibilidade de a equipe chegar…

Futebol Americano Goiano

Domingo decisivo na Taça Cairo Santos

Goiânia Saints e Brasília V8 se enfrentam na Capital Federal pela Taça Cairo…

Futebol Americano Goiano

Rednecks vence amparado na experiência

Primeiro duelo entre as duas representantes do futebol americano goianiense marcou retorno de…