> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

18/06/2019

04:21:28

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

18/06/2019

04:21:28

Das Arquibancadas

Qual o propósito do futebol?

Palestra organizada por professor mexicano e alunos de pós-graduação em Sociologia discute o uso do futebol para difundir paz e inclusão

Qual o propósito do futebol?

Compartilhe

O futebol é o esporte com mais holofotes no Brasil. Não importa onde seja, sempre é possível encontrar uma televisão ligada em uma partida, alguém usando uma camisa de time, uma bola rolando, uma conversa sobre jogo... Mas, no fim das contas, para o que serve tanto futebol?

O papel do futebol

 

Para responder a essa pergunta, o professor mexicano Fernando Segura, que atualmente integra o quadro da pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) reuniu a pesquisa de seus alunos acerca de experiências com a modalidade esportiva ao redor do mundo e apresenta o resultado em uma palestra gratuita nessa quinta-feira (16).

palestra-palestrafutebolpaz-pracaesportiva

A partir das 19h, o auditório da Câmara Municipal de Goiânia será palco da palestra “Experiências de Futebol para a paz e a inclusão no mundo: possibilidades para Goiás. Como informa o professor, objetivo do projeto é apresentar ideias que sejam capazes de transformar o esporte tão presente no cotidiano do goiano em ferramenta de pacificação e inclusão.

Como exemplo, Segura apresenta a experiência colombiana. “Vamos falar de países como a Libéria e a Colômbia naqueles anos violentos no final da década de 1990, quando algumas experiências de futebol misto - entre mulheres e homens - foram criadas justamente para pacificar áreas que estavam envolvidas em fortes conflitos sociais, com muita violência e muitas mortes”, revela.

De olho no futuro

 

Colocando o mérito do trabalho em seus alunos, o professor adianta que o foco desse debate não está nos torcedores de hoje, mas sim nos do futuro. Segundo ele, assim como aconteceu na Argentina com os Barrabrava ou na Inglaterra com os Hooligans não se trata de mudar a percepção e comportamento já estabelecidos de quem faz parte de torcidas organizadas.

Ele explica que esse aproveitamento do futebol como difusor de paz depende do trabalho com os jovens, com o cidadão que está interessado no esporte e na convivência social que é parte dele. A partir daí, até mesmo a questão de gênero, ainda embrionária no Brasil e em Goiás, pode ser trabalhada com mais força.

Por isso mesmo, Segura adianta que a palestra é apenas o início do trabalho. Para o segundo semestre já está prevista a visita de um convidado da Universidade de Sheffield, o professor David Wood. Considerado o maior especialista da Inglaterra em futebol feminino, Wood, que é parceiro de Segura no projeto, virá a Goiânia para uma palestra sobre o tema.

Finalmente, o professor mexicano, que encerra seu trabalho na UFG no primeiro semestre de 2020, espera que o projeto desenvolvido entre especialistas e alunos abra o caminho para o desenvolvimento de políticas públicas como foi o caso de Medellín, na Colômbia.

Para participar da palestra basta ao interessado enviar um e-mail para o endereço futebolparapaz@gmail.com e confirmar sua vaga no auditório. Vamos debater o aproveitamento do futebol? Comente aí e siga o Instagram da Praça (@pracaesportiva), assim você não perde nenhum conteúdo!

Compartilhe


Tags

Relacionados

Iniciação Esportiva

Pratique um esporte sem pagar nada

Programa da Secretaria de Esporte e Lazer oferece diversas modalidades em unidades espalhadas…

Todo mundo pode fazer da corrida uma atividade física barata e saudável, mas…

Caso da Superliga envolvendo o técnico Bernardinho e a atleta Tifanny reacende polêmica…