> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/05/2019

10:23:18

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/05/2019

10:23:18

Ciclismo

Goiás em destaque no paraciclismo mundial

Paratleta local vai à Holanda disputar Mundial como parte da delegação brasileira

Goiás em destaque no paraciclismo mundial

Compartilhe

Você sabia que Goiás tem posição de destaque entre o melhor do paraciclismo mundial? Tudo isso graças ao talento do goiano Victor Luise, que embarcou com a delegação brasileira no último domingo (10) para a Holanda, onde disputará o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista UCI 2019.

Elite do paraciclismo mundial

Ao todo cinco atletas brasileiros participarão das provas, que acontecerão na cidade de Apeldoorn, entre os dias 14 e 17 de março. De acordo com números da Union Cycliste Internationale (UCI), entidade que rede a modalidade mundialmente, mais de 30 países farão parte da competição.

E o páreo promete ser duro. Além de contar com equipes como a da Grã-Bretanha, que deve pedalar para superar ou pelo menos alcançar a marca de 18 medalhas conquistadas em 2018 no Brasil, a disputa acontece a um ano das Paraolimpíadas de Tóquio 2020.

Com isso, a pista de Apeldoorn deve ver competidores no ápice da preparação dentro do ciclo olímpico atual.

paraciclismo-victorluise-pracaesportiva

+ Nova pista de mountain bike é inaugurada em Bela Vista

Temporada 2019

Mas a Holanda é apenas o começo para o goiano. Em seguida, Victor, já de volta ao Brasil, participa de uma competição em Brasília (DF), no mês de abril. A passagem pela Capital Federal serve de escala antes do paraciclista retornar ao continente europeu.

Em maio, Luise compete na Itália e na Bélgica. E mesmo com o calendário da temporada 2019 já movimentado, o paratleta também está na expectativa pelos Jogos Parapan-Americanos 2019 em Lima, no Peru, que acontecem em agosto.

“Estou animado e esperançoso com as disputas deste ano. Será uma verdadeira maratona. Quero seguir focado para conquistar uma vaga nas Paralimpíadas de 2020”, revela.

Começo quente

Para começar o ano bem, Victor Luise venceu no fim de fevereiro a etapa de abertura da Copa Brasil de Paraciclismo, em Maringá (PR), na categoria CM2, na prova de contrarrelógio individual e também na prova de resistência.

Já em 2018, o goiano tornou-se tricampeão brasileiro na Classe C2 e foi vice-campeão na prova de resistência no Campeonato Pan-Americano de Estrada, em São Caetano (SP).

Ainda no ano passado, Victor participou da Copa do Mundo de Paraciclismo em Estrada no Canadá, onde conquistou a 8ª posição nas provas de resistência e contrarrelógio. Os resultados o fizeram garantir o 13º lugar no ranking internacional da Union Cycliste Internationale (UCI).

Do acidente ao paraciclismo

Victor Luise teve a perna direita amputada em um acidente de moto no ano 2000, aos 18 anos de idade. Em 2012 iniciou sua trajetória profissionalmente no esporte através do halterofilismo.

A migração para o ciclismo começou dois anos mais tarde, em 2014. No entanto, em 2015, após uma luxação no braço, foi totalmente impedido de levantar pesos e, desde então, se dedica exclusivamente às bicicletas, sobre as quais levou Goiás aos Top 15 Mundial da modalidade.

+ Ciclofaixas goianas de volta à vida

É ou não é de encher o esporte goiano de orgulho? Deixe sua torcida aí nos comentários! E se quiser garantir que não vai perder nenhum dos conteúdos do site é só fazer parte do WhatsApp da Praça clicando aqui e dando um “Oi!” no aplicativo.

Compartilhe


Tags

Relacionados

Etapa da Copa Cento-Oeste de Downhill chega Senador Canedo

Etapa inicial da competição tem premiação garantida de R$ 230 mil e deve…

Situada em Bela Vista de Goiás, a pista tem inauguração aberta a todos…