> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/05/2019

10:44:46

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/05/2019

10:44:46

JUGs

Você conhece os melhores atletas universitários de Goiás?

De olho na temporada 2019, Federação premia melhores de 2018

Você conhece os melhores atletas universitários de Goiás?

Compartilhe

A temporada 2019 segue crescendo com cada vez mais modalidades dando início a seus calendários competitivos, mas enquanto o ano ainda está no início - ainda há quem espere o Carnaval passar para se colocar em movimento - é tempo de celebrar os talentos que fizeram de 2018 o ano sensacional que ele foi para o esporte goiano.

Para isso, a Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU) reúne nesta quarta-feira (20) os nomes que brilharam no cenário nacional de diversas modalidades, elevando a prática esportiva goiana e atraindo os olhares do resto do Brasil. Você sabe quais foram os melhores atletas universitários de Goiás no ano passado?

Melhor universitário no campo

Sem dúvida o futebol de campo é uma das modalidades mais concorridas do desporto universitário e nem é preciso explicar o motivo. Mesmo no massivo universo do futebol, o goiano Yhan Carlos, jogador da Universo, foi artilheiro do Brasileiro em 2018.

Além de ter sido crucial na campanha que levou a equipe que defende ao vice-campeonato nacional, Yhan também foi destaque no Pan-Americano do futebol de campo universitário. Mas ele não foi o único goiano no topo na temporada passada.

futebol-yhanfgdu-pracaesportiva

Time de feras nas artes marciais

Se você é leitor frequente da Praça Esportiva já notou que Goiás é realmente uma terra fértil quando o assunto são as artes marciais. No desporto universitário não foi diferente e no karatê o Estado brilhou no feminino e no masculino.

Além do ouro no Pan-Americano, disputado no Rio de Janeiro, a goiana Stefany Reis, representando a PUC Goiás, conquistou o 1º lugar no kumite individual, 1º lugar no kumite em equipe e 2º lugar no kata individual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018. Colega de universidade da carateca, Paulo Eduardo também subiu ao lugar mais alto do pódio no kumite individual, resultados que classificaram ambos para o Mundial de Karatê Universitário.

karate-stefanypaulofgdu-pracaesportiva

Outra modalidade acostumada às conquistas, o taekwondo também fez bonito no cenário nacional universitário. No feminino, Vanessa de Paiva levou a Unip ao 1º lugar da 4ª Etapa do Goiano 2018, que serviu de seletiva para os JUBs, e foi prata no evento de lutas dos Jogos. Já no masculino, Lucas Vieira (Unopar) foi campeão dos JUBs 2017/2018, vice no Pan-Americano - FISU America Games 2018 e foi titular na Seleção Universitária da temporada.

Mas teve mais lutador goiano subindo ao pódio. No jiu-jitsu, Mateus Garcia, acadêmico da Falbe, foi ouro nos 76 kg faixa preta dos JUBs Lutas e Fabiana Peliello (Unopar) sagrou-se campeã nos 53 kg faixa azul-roxa. No wrestling, o gigante Felipe Cândido Danesi passou o carro ficando com o ouro nos 125 kg estilo livre e nos 130 kg greco-romana. Já no Mundial, Danesi foi bronze no estilo livre.

E nas quadras?

Primeira modalidade confirmada nos Jogos Universitários Goianos (JUGs) 2019, o futsal teve Samara Chaves (Universo) e Antônio Carlos Mitidieri (Estácio) como melhores da temporada 2018. A jogadora da Universo foi destaque na equipe campeã dos JUGs, ajudou a conquistar o 2º lugar na Etapa Regional dos JUBs e levou o time ao 6º lugar final. Já Mitidieri foi campeão goianos pela Estácio e 4º colocado na fase regional dos Jogos.

Já no basquete, Silvia Cristina (UEG) brilhou na conquista do título dos JUGs. Ela também foi crucial no vice-campeonato da Conferência Central dos JUBs e no 9º lugar final. Nessa fase, foi eleita duas vezes pelos treinadores adversários a melhor atleta da UEG. No masculino, Thiago Pedro foi o escolhido depois de conquistar a 1ª colocação nos Jogos Goianos, o 3º lugar na Conferência Central da competição nacional e o 6º na fase final.

basquete-silviathiago-pracaesportiva

Mas também teve o basquete 3x3, que viu o feminino, representado pela PUC Goiás, ficar com a 7ª colocação geral e o masculino, representado pela UFG, com a 11ª. Na modalidade, os goianos Janinne Cristina e Marco Henrique foram escolhidos os melhores de 2018.

E teve mais?

Sem dúvida teve muito mais! A começar pelo atletismo paradesportivo, que viu os goianos acumularem um caminhão de medalhas. Representando a UEG, Geovana Ramos foi campeã no lançamento de dardo, 100 m e no salto em distância do FISU America Games. Nos JUBs, a goiana faturou o lançamento de dardos e o salto em distância, além de ficar com a prata nos 100 m.

Já no masculino, Uárlio Barbosa levou a Estácio ao título das provas de 400 m e 1500 m do FISU America Games, ao 2º lugar dos 200 m da competição internacional e ao pódio dos 400 m nos JUBs.

atletismo-geovanauarliofgdu-pracaesportiva

Mas também teve brilho no tênis, com Gabriel Ferreira (Unopar) ficando com o 4º colocado no Pan-Americano depois de ser campeão estadual, no vôlei de praia, com Isabella Camilo (PUC Goiás) e Lucas Iversen (UFG) sendo destaques nos títulos estaduais e mais.

E esse é só o lembrete do que rolou em 2018 enquanto a temporada atual começa a dar seus primeiros passos. Entre os dias 17 e 21 de abril a cidade de Rio Verde sedia os Jogos Universitários Goianos 2019.

Também ficou ansioso para ver o que o desporto universitário goiano vai trazer esse ano? Conta aí nos comentários e se você não quiser perder nenhum texto da Praça clique aqui é entre pra nossa lista de distribuição no WhatsApp. Toda terça e sexta-feira eu mando pra você os destaques da semana!

Compartilhe


Tags

Relacionados

Jogos Universitários de Goiás

Definidos os representantes goianos para os JUBs

Realizados em Rio Verde, Jogos Universitários de Goiás (JUGs) classificaram equipes de seis…

As três instituições de ensino superior do município terão equipes na competição estadual

Cada vez mais perto do início, etapa classificatória recebe inscrições para pessoal de…