> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/03/2019

03:51:13

> Tudo sobre esportes você encontra aqui.

Goiânia GO

24/03/2019

03:51:13

Das Arquibancadas

5 verdades e mitos pra queimar calorias no Carnaval

A folia não precisa ser marcada pelo exagero e, com as atitudes certas, o feriado pode ser render alguns quilos a menos

5 verdades e mitos pra queimar calorias no Carnaval

Compartilhe

O Carnaval está logo ali - para alguns inclusive já começou a rolar o esquenta com os bloquinhos dos últimos finais de semana - e muitos passaram pelo menos das festas de fim de ano até aqui correndo atrás de entrar em forma.

Mas a verdade é que você também pode aproveitar a folia pra queimar calorias desde que não exagere nos intervalos ao longo do feriado e tenha em mente alguns fatos e mitos. Quer saber quais? Segue lendo que eu vou te contar.

Suar mais significa queimar mais?

Não. Pra começar por um mito comum e ir longo ao ponto. Seja na academia, nas corridas e caminhadas no parque ou mesmo na incansável jornada atrás do trio até o dia raiar, suar mais só significa queimar mais se você também estiver se esforçando mais.

Ou seja, se você está fazendo mais repetições, se está sustentando a corrida por mais tempo ou caminhando, cantando e dançando por um percurso mais longo é possível que você realmente gaste mais calorias.

Contudo, o suor está relacionado a diversos fatores como peso, idade, capacidade física, o próprio ambiente e muito mais. Por isso, muitas vezes é possível que ao suar você esteja apenas perdendo água, o que até pode refletir na diminuição de peso na balança, mas é temporário. Inclusive, é muito importante manter-se sempre hidratado pra garantir que a folia dure mais!

Pular Carnaval (exercitar-se) no frio queima mais?

O frio pode sim ser um fator determinante na queima de calorias, mas apenas se ele te fizer “tremer” durante o exercício, o que é pouco provável durante o Carnaval brasileiro mesmo com as chuvas que têm caído Goiânia e algumas cidades turísticas pelo país.

Até mesmo pelo clima e pela atividade física, os foliões tendem a usar roupas leves. Se o frio apertar, vista-se adequadamente, afinal mesmo que a intenção seja potencializar a queima de calorias durante a festa há o risco de resfriados capazes de estragar a diversão.

via GIPHY

Ainda assim, se mesmo devidamente coberto você começar a tremer e seguir curtindo o Carnaval, certamente as boas lembranças da folia serão acompanhadas de ganho em saúde.

Por quanto tempo seguimos queimando depois do exercício?

Esse é um ponto muito importante. Saiba que nunca é sadia a mentalidade de que o exercício paga o exagero dos intervalos. É verdade que o corpo necessita de energia para recuperar-se após a atividade física. Essa queima pode durar de uma a 24 horas após o exercício, mas a quantidade de calorias consumida nesse período muitas vezes é superestimada.

A queima contínua depende da intensidade da atividade e a menos que você tenha realmente saído da sua zona de conforto e testado seus limites atrás do bloco é bem provável que quando a música parar você não queime mais que 10% de calorias adicionais, então nada de “enfiar o pé na jaca” depois da folia.

Curtir a folia (atividade física) de estômago vazio é melhor?

Jamais! A quantidade de calorias queimadas durante a atividade física não muda quando você treina de estômago vazio, apenas a qualidade. Isso mesmo, cair na folia sem comer antes significa apenas que o corpo vai atacar reservas de gordura.

Para todos os efeitos, é a quantidade e não a qualidade que determina quanto você vai perder de peso efetivamente. Pior ainda, é necessário garantir que seu corpo tenha energia suficiente para suportar as longas horas em pé, o calor e tudo mais envolvido na festa. Por isso, alimente-se bem.

Caminhar ou correr atrás do bloco faz diferença?

Olha, é difícil imaginar um folião correndo atrás do bloco sem sentir uma vontade quase incontrolável de rir. Na verdade, as variações de intensidade de movimento na folia de Carnaval não são suficientes para garantir diferentes níveis de queima calórica.

Na comparação entre caminhada e corrida, é possível queimar aproximadamente 30% mais correndo, mas isso está ancorado na velocidade. Trazendo isso para a “avenida”, mesmo que o folião mantenha-se mais em movimento durante toda a festa a quantidade de calorias queimada tende a ser semelhante à dos mais moderados.

Sendo assim, hidrate-se, alimente-se bem, vista-se adequadamente e aproveite o Carnaval com moderação sabendo que além de divertir-se você está fazendo um tremendo bem pra sua saúde!

Gostou das dicas ou tem alguma sugestão? Conta aí nos comentários e não deixa de seguir o Instagram da Praça (@pracaesportiva).

Com informações de: Runtastic

Compartilhe


Tags

Relacionados

Com 20 anos de existência na Capital, escola ministra curso de defesa pessoal…

Completando cinco anos em Goiânia, Decathlon realiza evento aberto ao público com boxe,…

Muita gente acha que o esforço diário é sinônimo de exercício físico e…